Acupuntura no tratamento da Hérnia de Disco

http://minhaesteticasaudavel.com.br/wp-content/uploads/2016/10/Hernia-de-disco-01.jpg

A milenar técnica da acupuntura, originária da medicina oriental, possui muitos significados e explicações para as doenças do corpo humano. Ela vem sendo utilizada no Brasil como forma alternativa de terapia. Seus resultados são comprovados em mais de 40 doenças, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. São desde, dores crônicas, até doenças psicológicas.

Segundo estimativa do IBGE, aproximadamente 5,4 de milhões de pessoas sofrem de Hérnia de disco no Brasil, um dado alarmante, mas que pode ser minimizado por conta de que, somente 10% dos casos necessitam de intervenção cirúrgica.

Os outros 90% podem recorrer à terapias não invasivas, como a acupuntura. Neste artigo você saberá um pouco mais sobre esta doença que assola milhões de brasileiros e também a respeito da acupuntura e seus resultados.

Entendendo a doença

A Hérnia de disco ocorre quando há um deslocamento em um dos discos da coluna, geralmente ocasionado pelo aumento da pressão naquele local. Assim, a posição do disco da coluna e alterado, e ele passa a ocupar o local de outras estruturas, como os filamentos nervosos.

Esse deslocamento pressiona a região e interfere nos impulsos nervosos, provocando dor e formigamento. As causas da Hérnia de disco são variadas e entre elas estão: A hereditariedade, movimentos repetitivos, trabalhos físicos pesados, má execução de exercícios físicos, má postura,  envelhecimento, sedentarismo, sobrepeso e o estresse.

Além disso, algumas profissões também aumentam o risco do surgimento da Hérnia de disco. Pessoas que trabalham muito tempo sentadas e que frequentemente carregam pesos, precisam tomar um cuidado especial com a musculatura da área: É preciso exercitar-se, porém, de forma correta e com boa postura sempre.

Para tratar a Hérnia de disco, uma das opções indicadas pelos médicos é a cirurgia corretiva. Porém, muitos fatores influenciam neste tipo de tratamento: O alto custo do procedimento, reações alérgicas à anestesia, assim como o risco de infecções oriundas do hospital. Deste ponto de vista  é necessário ponderar sobre outras formas de tratamento, que podem ser menos invasivas, como as que envolvem técnicas terapêuticas.

Neste novo leque de opções, surge a acupuntura. A acupuntura neste caso é uma opção viável pois, todos seus efeitos ajudam no combate a Hérnia de disco. A técnica ajuda no controle da dor no local, no relaxamento da região e futuramente ajudará no deslocamento mais rápido do disco da coluna. Outro detalhe importante é que, a acupuntura não possui contraindicações.  Diferente do método cirúrgico, é segura e dá resultados já nas primeiras sessões.

A técnica da acupuntura e seus significados

A palavra acupuntura vem do latim acum, que indica agulha, e epunctum, que significa picada. É uma técnica de terapia milenar oriental, oriunda da medicina tradicional Chinesa. A acupuntura utiliza muitos instrumentos, mas os mais conhecidos são as agulhas. A prática é baseada em crenças chinesas, como a de Yin e Yang.

Yin e Yang são considerados tipos complementares de energia vital, que circulam dentro do corpo humano, junto com o sangue e com energias “perversas”. De acordo com a medicina chinesa, as energias perversas são fatores externos que aumentam a chance da pessoa ser acometida por uma doença.  Desta forma, o desequilíbrio entre yin e yang, a má circulação do sangue e a concentração de energias perversas originariam as desordens e doenças.

Conhecidos os conceitos de energia, agora é necessário entender por onde ela circula dentro do corpo humano. Para isso, a acupuntura lista vários canais, chamados de meridianos. Todo canal é relacionado com um órgão ou com uma função do corpo humano, por exemplo, o canal do coração, chamado de Xin.

O canal meridiano flui para diferentes regiões e possui alguns pontos situados na pele, que são chamados de acupontos. Cada um deles pode ser manipulado, com agulhas, incensos, ou pelo toque, a fim de alterar a passagem de energia no canal. São nestes pontos que a acupuntura age.

Assim, manuseando-os, é possível regular a passagem de energia e de sangue, além de retirar as energias perversas do canal, livrando a pessoa de doenças.

A fim de explicar cientificamente os conceitos e aplicações da acupuntura, a medicina ocidental vêm fazendo diversas pesquisas na área. Ela sugere que a ação da acupuntura esteja ligada à estimulação de nervos e músculos da pele, que mandam mensagens ao cérebro em forma de substâncias químicas, chamadas de neurotransmissores. Estes, ativam efeitos localizados sobre a região estimulada, como efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes, calmantes e ajudam também no sistema imunológico.

As vantagens da acupuntura são várias: Os resultados obtidos em diversos problemas são rápidos, e geralmente já aparecem na primeira sessão estando o paciente livre de efeitos colaterais. A acupuntura também promove a diminuição do uso de medicamentos pelos pacientes, não possui contraindicações e é mais segura do que procedimentos cirúrgicos.

Tratamento da Hérnia de Disco com acupuntura

De acordo com a medicina tradicional chinesa o acometimento de doenças na região lombar é diretamente relacionado ao canal meridional dos rins, também chamado de Canal Shen. Dessa forma, os acupontos a serem manipulados serão os deste canal.

Os pontos que serão tratados são os afetados pela inflamação, e serão estimulados para melhorar o fluxo do sangue da região, de forma a diminuir a dor local, reduzir o espasmo e a contração da musculatura, tornando a mobilização melhor durante o tratamento. Ainda, ajudará a prevenir a degeneração dos discos da coluna.

Especificamente no tratamento da Hérnia de disco, a acupuntura ajuda no alívio do formigamento e da perda de força das pernas e braços, além de ajudar o disco vertebral a voltar ao lugar correto. Portanto, a melhora da Hérnia de disco depende de muitos fatores, incluindo os genéticos, mas a acupuntura serve como alternativa livre de perigos e vem sendo muito estudada no Brasil.

Lembrando sempre que terapias devem ser feitas por profissionais treinados, para que possam ser executadas de forma correta e seus efeitos serem sentidos. Assim, antes de recorrer à outros métodos mais invasivos e perigosos, porque não dar uma chance a esta técnica?

Se esse artigo foi útil para você, deixe seu comentário e compartilhe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *