http://minhaesteticasaudavel.com.br/wp-content/uploads/2016/10/oleos-funcionais.jpg

Óleos funcionais

https://i2.wp.com/minhaesteticasaudavel.com.br/wp-content/uploads/2016/10/oleos-funcionais.jpg?resize=730%2C487

Todo mundo sabe que para conseguir ter êxito na perda de peso, é preciso “banir da mesa” qualquer alimento que possa dificultar a perda de gordura.

Por isso, quando começamos uma dieta de emagrecimento, a primeira coisa que nos recomendam é excluir, além das massas, o uso de óleos refinados para cozinhar como, por exemplo,  o óleo de soja, que é bem comum na mesa dos brasileiros.

Todos sabem que o óleo de soja não é saudável, tanto que especialistas estão preferindo indicar para quem deseja perder peso, os óleos funcionais.

Mas o que são os óleos funcionais?

Os óleos funcionais são uma classe de óleos que possuem propriedades que vão além de seu valor enérgico. A propriedade que os óleos funcionais possuem, variam desde propriedades antioxidantes, ácidos graxos e anti-inflamatórias.

Esses óleos também são grandes auxiliares no processo de emagrecimento, pois, eles diminuem o apetite. Outro ponto positivo dos óleos funcionais é a sua ação controladora de hormônios, isso é uma das vantagens da utilização desses óleos, principalmente no caso das mulheres, já que ele pode suavizar os efeitos da TPM, além de amenizar o inchaço e a acumulação da gordura abdominal.

Os óleos funcionais diminuem o colesterol e os triglicerídeos.  Isso ocorre, devido ao fato de que a maioria desses óleos possuem nutrientes como: Omega 3, 6, 9 e ácidos graxos. Portanto, se você pretende parar de consumir os óleos tradicionais, mas sente falta deles para temperar os alimentos, indicamos os óleos funcionais.

Apesar dos óleos funcionais apresentarem gordura calórica, eles não engordam. No entanto, para ter o efeito dos seus nutrientes para uma dieta emagrecedora, você deve usar pequenas dosagens durante sua alimentação. Assim, os óleos funcionais irão, agir no seu organismo como reguladores hormonais e vão te ajudar a eliminar as gorduras e te deixar com uma pele mais bonita, pois são ricos em vitaminas E.

Vamos ver agora os melhores óleos que vão lhe ajudar numa dieta emagrecedora, com eles, você irá temperar seu alimento e deixá-lo delicioso, além de emagrecer saudavelmente.

Óleo de Abacate

O óleo de abacate é um ótimo agente na queima de gordura, ele é antioxidante e possui também as vitaminas E e A, além de acido aleico.

Óleo de Cártamo

O óleo de cártamo é rico em antioxidante e ácido graxo. Ele é extraído da semente de uma planta denominada Carthamus tinctorius. É um ótimo auxiliador na perda de apetite e na queima de gordura.

Óleo de Gergelim

É extraído da semente da planta. Este óleo tem muitas propriedades funcionais como: Substâncias antioxidantes, que protegem o nosso fígado de acúmulos de gorduras, além de uma grande quantidade de vitamina E, e é um anti-inflamatório poderoso. O óleo também possui funções que previnem o envelhecimento precoce, pois, ele protege nossas células dos radicais livres.

Óleo de abóbora

O óleo de abóbora, além de ser utilizado como auxilio nas dietas emagrecedoras, é antioxidante, diurético e vermífugo. É rico em vitaminas A, complexo B, Cálcio, Fósforo, Ferro, Potássio e Seleno. Este óleo é muito consumido, pois, pode ser utilizado na prevenção do câncer de próstata, já que possui propriedades anti-inflamatórias.

Óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas é importantíssimo para o funcionamento do organismo. Incluindo este óleo na sua dieta emagrecedora, você estará consumindo nutrientes riquíssimos para uma vida saudável. Entre os nutrientes existentes neste óleo, podemos citar: Ácidos graxos, ácidos linoleicos, oleicos, ácido palmítico, ferro, cálcio e fósforo.

Para você ter noção da quantidade de nutrientes desse óleo, ele também pode ser utilizado como cosmético, pois, ele possui propriedades rejuvenescedoras, regeneradoras e hidratantes. Olha que bacana! Além de você ficar magrinha, você ainda pode dispor de uma pele macia e tonificada.

Óleo de girassol

O óleo de girassol pode ser encontrado em supermercados. Esse óleo tem um alto valor nutritivo, pois, possui ácidos graxos, que além de diminuir o colesterol ruim, também controla doenças cardíacas e auxilia na cicatrização.

Óleo de linhaça

A linhaça é uma grande combatente da gordura, nela encontramos nutrientes como acido graxo, que é importantíssimo na redução do colesterol ruim e triglicerídeos. Funciona também como combatente de inflamações e no controle da pressão arterial. Ele também contribui para a perda de apetite.

Óleo de macadâmia

O óleo de macadâmia, além de um ótimo controlador da glicose no sangue, e do colesterol, é um grande contribuidor no retardamento do envelhecimento. Ele auxilia no controle dos triglicerídeos. Faz bem a sua saúde e de quebra, ajuda na composição natural da pele.

Óleo de coco.

O óleo de coco é fundamental para quem quer emagrecer com saúde e em menos tempo.

Segundo especialistas, esse fator ocorre porque, o óleo de coco possui propriedades nutricionais que trazem uma sequencia de benefícios para o organismo. Benefícios esses, como: Os antioxidantes, e a antifúngica, que auxilia no tratamento de bactérias e fungos.

Utilizar o óleo de coco para emagrecer é muito recomendado pelos nutricionistas, não somente pelos benefícios já citados, mas também porque este óleo funcional possui ações preventivas contras doenças que afetam, principalmente, o sistema circulatório.

Este óleo funcional no auxilio de emagrecimento, aumenta o gasto energético no nosso corpo, nos promove uma maior saciedade e aumenta a perda de gordura localizada na cintura.

Óleo de uva

O óleo de uva é um ótimo antioxidante, ele contém uma quantidade considerável de vitamina E. Possui substâncias anti-inflamatórias e ajuda na aglutinação das plaquetas. O óleo da semente da uva também auxilia na prevenção do Alzheimer, podendo ser útil, nesse caso, a ajudar melhorar a capacidade cognitiva.

Como se deve ingerir os óleos funcionais?

Muitos médicos recomendam que você consuma esses óleos duas vezes por dia tomando em quantidades pequenas, como por exemplo, duas colheres de sopa de óleo durante todo o dia.

Lembre-se também de ingeri-los em temperatura ambiente, nunca aqueça ou congele, pois, esses fatores podem eliminar os nutrientes dos óleos funcionais. Recomendamos ainda, que você consulte um nutricionista para lhe recomendar o melhor óleo funcional pra seu organismo, pois, apesar de não haver contra indicação, alguns óleos podem conter substâncias que não se adéquam ao seu organismo, o que poderá ocasionar alergia.

Se esse artigo foi útil para você, deixe seu comentário e compartilhe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *