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Reeducação alimentar

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A cada ano que passa, percebemos que há uma grande parcela da população brasileira acima do seu peso ideal, e com isso, vem o surgimento desenfreado de métodos de emagrecimento, estando pouquíssimos deles, focados em uma reeducação alimentar.

Há alguns anos atrás, as práticas mais buscadas de emagrecimento eram cirurgias e remédios inibidores de apetite. No entanto, devido aos grandes riscos oriundos dessas práticas, foram-se desenvolvendo tratamentos mais naturais e saudáveis. Como resultado disso, pessoas acima do peso bem mais informadas, começaram a buscar métodos que relacionassem perda de peso com saúde.

Atualmente, um dos tratamentos mais conhecidos para emagrecer com saúde é a reeducação alimentar.  Reeducação Alimentar? Mas o que seria isso? Calma aí!

Continue lendo que vamos deixar você bem informado e prontinho para começar a perder peso de forma segura. Primeiro, vamos começar a entender o que é a reeducação alimentar.

  • O que é a reeducação alimentar? 

A reeducação alimentar como o próprio nome sugere, é a reaprendizagem de hábitos alimentares nada saudáveis que aprendemos principalmente em nossa casa, como por exemplo, aquele refrigerante acompanhando a refeição do almoço ou aquele macarrão instantâneo cheio de sódio. Enfim, a reeducação alimentar tem como propósito, misturar o máximo de nutrientes possíveis da nossa pirâmide alimentar de forma mesclada, controlada e dosada.

A pesar de sugerir hábitos alimentares mais saudáveis, a reeducação alimentar, não necessariamente, desconsidera todos os nossos gostos alimentares, ela simplesmente indica que comamos além daquilo que nos foi ensinado e que saibamos equilibrar e medir na hora do rango.  Portanto, não precisa se entupir somente de verdura e salada e esquecer que você necessita de outros nutrientes, como proteína e carboidratos, para que seu corpo funcione bem. 

  • Primeiros passos na reeducação alimentar?

Disciplina.

Para os primeiros passos na reeducação alimentar, você deve compreender que a reeducação não é uma dieta, mas sim, uma aliada do emagrecimento saudável.

O primeiro passo para reeducação, é entender que a comida foi feita para nutrir e não para passar encher ou empapuçar. Então, devemos começar a ter disciplina nessa nova jornada e prestar atenção no que comemos e no que não devemos comer.

Controle emocional

Outro ponto importante, é que além da disciplina, você precisa controlar mais seu lado emocional. Acredite, razão e emoção devem andar lado a lado na reeducação. Mas porquê?

Porque muitas pessoas, mesmo estando saciadas com uma boa refeição, se estiverem passando por situações que as deixem ansiosas ou com expectativas, podem acabar comendo para preencher ou ocupar a cabeça.

Portanto, se você se identificar com a situação, comece a trabalhar mais o seu lado emocional.

Estabeleça metas a longo prazo, principalmente no caso de emagrecer com saúde. Seja Forte! E se ficar nervoso, conte até 10!

Alimentar-se de 3 em 3 horas

A maioria das pessoas com sobre peso, geralmente fazem 3 refeições ao dia, o que é muito errado, pois, esperar até a próxima refeição gera uma grande vontade de comer e então quando você chega para almoçar, por exemplo, você monta aquele prato de comida que mais parece uma montanha.

É claro que essa enorme quantidade de comida, não fará bem a você. Nada em excesso é bom para o corpo!

É pensando nisso, que na reeducação alimentar, você passa a comer pequenas porções de 3 em 3 horas, evitando assim, o excesso e a sua fome insaciável!

Planejamento das refeições

Para se manter na reeducação alimentar, é crucial fazer o seu planejamento das refeições. Isso mesmo! Você deve planejar suas refeições, mas tudo de acordo com o seu dia a dia e de preferência com o auxílio de um nutricionista.

A partir do planejamento, você irá fazer suas refeições com base nos nutrientes que melhor se adequam no seu organismo, para determinado momento do dia e também os que estão faltando no seu corpo.

Por exemplo, o café da manhã, que é o momento que nosso corpo mais precisa de nutrientes, pois, depois de uma longa noite de sono, nosso estomago já absorveu a última refeição, é por isso, que de manhã já se tem uma grande produção de suco gástrico e ficar sem comer durante este período é um perigo! Por isso! Já sabe, sempre tire um tempinho para comer antes de ir para o trabalho.

Agora se liga nas nossas dicas para você montar suas refeições

No café da manhã que acontece das 6:00 e no máximo até ás 9:00 horas, você pode consumir frutas pouco calóricas como maçã, pera, mamão, pão integral sem manteiga, peito de peru, iogurte, queijos pouco calóricos, como ricota, cereais, leite desnatado, sucos naturais, entre outros. Depois do café, geralmente, às 10:00 você pode comer uma fruta para esperar até a próxima refeição.

Já no almoço, que acontece das 12:00 até 13:00 hora da tarde, você pode consumir uma colher de arroz branco ou integral, 1 concha de feijão, sem muita gordura, 1 pedaço de carne vermelha, sem gordura ou carne branca, e claro, bem acompanhado de sucos naturais, de verduras e legumes. Uma refeição pequena mais bem cheia de cores e nutritiva.

Durante o intervalo do lanche da tarde dá para repetir alguns alimentos consumidos no café da manhã, como por exemplo, o pão integral com peito de peru, suco leve ou um iogurte.

O jantar deve acontecer sempre 4 ou 5 horas antes de dormir, e de preferência uma comida mais leve, como uma sopa ou a mesma refeição do almoço, mas sempre evitando o feijão e comidas muito pesadas.

Mastigar os alimentos

Mastigar bem parece uma ação simples e involuntária, e por ser simples, muita gente esquece e acaba deixando todo o trabalho para o estomago. Isso não é nada bom!

Mastigar bem os alimentos é essencial para quem quer emagrecer, pois, evita que consumamos à mais do que nosso estomago suporta. Sendo assim, mesmo comendo pouco já estamos satisfeitos.

Beber muita água

Todo mundo sabe da importância da água para nosso corpo. Por isso, sempre beba muita água durante o dia, pois é ela que hidrata, além de saciar a fome nos primeiros dias de adaptação do processo da reeducação alimentar.

E aí, gostou das dicas? Então vamos botar em prática?  Comece já a emagrecer de forma saudável e irreversível com a reeducação alimentar.

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2 comentários sobre “Reeducação alimentar

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